(filme) Cartas para Julieta

Baseado no livro Letters to Juliet, das irmãs Lise e Ceil Friedman, Cartas para Julieta fala de escolhas, oportunidades perdidas, amor, encontros e desencontros. O filme segue um roteiro absolutamente previsível, mas não deixa de encantar – não com sua história doce e cativante, nem com as paisagens belíssimas retratadas no longa. Os atores também não deixam a desejar e Amanda Seyfried (de Querido John) faz o papel de Sophie, uma jovem com um emprego no mínimo estranho e engraçado – ela é uma “checadora” de fatos para um jornal da cidade. Mas o verdadeiro sonho dela é ser escritora, e as coisas começam a acontecer quando ela vai para Verona com o noivo, Victor (Gael García Bernal), passar uma espécie de “lua de mel” antes do casamento.

Acontece que Victor é um chefe de cozinha apaixonado pelo que faz e ele acaba mais interessado em checar as oportunidades de degustação da comida italiana, do que propriamente passar um tempo ao lado de Sophie conhecendo a cidade e suas atrações turísticas. Quando ele decide viajar alguns quilômetros para um leilão de vinhos, ela decide ficar e conhecer a cidade, mesmo sem ele. É numa dessas voltas pela cidade que Sophie conhece a Casa de Julieta – sim, aquela “Julieta” daquele “Romeu”. Na casa, existe um muro onde mulheres de todo o mundo depositam bilhetes e cartas em busca de conselhos amorosos. Por trás dessas cartas existe um grupo de mulheres, intituladas “secretárias de Julieta“, que as respondem todos os dias. Ao se envolver com esse grupo curioso, Sophie acaba encontrando uma carta por detrás de um pedra no muro – uma carta escrita há mais de 50 anos. Sem poder deixar de fazê-lo, Sophie responde a carta e então sua aventura verdadeira começa.

“‘E’ e ‘se’ são duas palavras tão inofensivas quanto qualquer palavra, mas coloque-as juntas lado a lado, e elas tem o poder de assombrá-la pelo resto da sua vida.” (trecho de “Cartas para Julieta”)

(filme) Cartas para Julieta

Uma história de amor precisa ser resgatada e Sophie se sente estranhamente certa de que precisa escrever sobre ela. Junto com Claire (Vanessa Redgrave), quem escreveu a carta anos atrás, e seu neto, Charlie (Christopher Egan), Sophie parte em uma viagem por Verona atrás de um antigo amor de Claire e, nessa história de encontros e desencontros, acaba por se conhecer melhor e aprender uma ou duas coisas sobre amor verdadeiro.

(filme) Cartas para Julieta

Eu ainda não li o livro mas preciso confessar que me encantei com a história, principalmente por saber que a Casa de Julieta realmente existe e que milhares de pessoas passam por lá todos os dias. O lugar fica na Via Capello, 23, em Verona, na Itália, e tem o clima perfeito descrito por Shakespeare, inclusive a sacada que era palco dos encontros do casal. Não fosse por isso, o filme tem uma fotografia incrível de Verona, paisagens belíssimas que encantam e fazem você querer voar para lá no mesmo instante.

É um filminho água com açúcar, sim, para aqueles dias em que a gente não quer mais que se afundar no sofá com uma xícara de chocolate quente e mergulhar numa historinha de amor clichê. Uma delícia!

Quer mais indicações de filmes legais para assistir? Clique aqui.

Tags: | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Nossa, eu AMO esse filme *–*
    Já vi várias vezes, mas sempre cai um cisco no meu olho hahhaa
    Sempre tive muita vontade de conhecer Verona mas qndo vi pela primeira vez esse filme, a vontade só aumentou!

  2. Eu adoro esse filme! Apesar de não ser muito fã da história entre a Julieta e o Romeu (risos), Cartas para Julieta tem algo de muito especial. É um filme doce, leve, romântico e que nos faz sonhar. É um filme que vale muito a pena assistir. Quantas vezes quisermos. Eu já assisti várias vezes.kkkkkk…

    Eu gosto de quase todo filme protagonizado pela Amanda Seyfried. Penso que Cartas para Julieta e 12 horas são os meus preferidos. 🙂

    Bjs!