5 dicas práticas para decorar apartamentos pequenos
por Bia Gonzalez – Arquiteta
Apartamentos pequenos tem suas vantagens – são mais baratos, geralmente estão mais próximos do centro e vamos confessar, tem um charme. Mas só ficam realmente incríveis se você souber como decorá-los.
Um dos maiores erros de quem quer decorar uma casa ou um apartamento pequeno é focar mais na praticidade do que no design. Esse conceito é totalmente equivocado e vamos mostrar o porquê. Seu apartamento pode ser pequeno em espaço, mas não tem que ser pequeno em estilo.
1. Defina cada área cuidadosamente
É comum pensar que manter tudo aberto parece ser o caminho para decorar apartamentos pequenos. Na verdade, isso pode ser agressivo para os olhos e ao longo do tempo, a falta de espaços definidos pode fazer tudo parecer bagunçado. É importante definir cada área cuidadosamente para manter as coisas no lugar e criar harmonia ao espaço.
2. Transforme objetos úteis em parte da decoração
Faça o seu melhor para separar áreas e dar a cada uma um propósito específico. Se você tem um hobby ou algum interesse específico, não tenha medo de deixar os materiais esportivos a mostra – por exemplo, guardar sua bicicleta em um suporte no quarto. Você também pode usar plantas para criar um jardim interno – isso cria mudanças muito agradáveis especialmente em espaços pequenos.
3. Use seus móveis ao máximo
Quando estiver lidando com espaços pequenos, cada centímetro conta. Aproveite o máximo de cada cômodo investindo em móveis que vão ter mais de uma utilidade. Ao invés de tentar de fazer seu espaço se adaptar ao seus móveis, foque em comprar peças que vão trabalhar com você.
Ajudei muitas amigas com apartamentos pequenos que sempre sofriam com cozinhas; na maioria das vezes resolvemos o problema com referências de modelos legais em lojas internacionais e depois procurando os móveis para cozinha em lojas brasileiras parecidas na internet.
4. Garanta que as peças caibam
Além de ter móveis com múltiplas funções, garanta que as peças que escolheu vão caber no seu espaço. Móveis maiores do que o tamanho destinado só vão fazer você se sentir em um lugar ainda menor.
5. Reaproveite espaços inúteis
Depois de viver no mesmo lugar por muito tempo é fácil ficar presa em uma rotina de pensamento sobre como usar o espaço. Você sabe que pode colocar os pratos que não usa dentro do forno, as velas exta em um espaço da gaveta da cozinha e cobertores dentro de uma caixa embaixo da cama. Mas já pensou que talvez ainda tenha espaço inutilizado na sua casa?
Olhe em volta e desafie-se a encontrar. Você pode transformar o parapeito de uma janela grande em uma estação de trabalho quando precisar trazer algum para casa. Uma prateleira de canto pode ajudar a organizar itens pequenos. Uma cesta em cima da sua geladeira pode ajudar a guardar as louças que você usa pouco.
Artigo escrito por Bia Gonzalez.
Carioca, arquiteta, apaixonada por internet e blogueira do Decorafino.
Eu quero um quarto igual a este com a bike no teto.