Gatos são extremamente curiosos e independentes, o que na maior parte das vezes resulta em confusão. Eles têm um jeito todo próprio de demostrar amor e de fazer com que nós nos apaixonemos por eles também. E, ao contrário do que você pode pensar, é o gato que adota você.

8 coisas que você precisa saber antes de adotar um gatinho

1. Gatos precisam de cuidados

Mesmo sendo bastante independentes, os gatos também precisam de cuidados. Se você decidir adotar um gatinho, saiba que precisará levá-lo ao veterinário regularmente para tomar suas vacinas e fazer exames, bem como para castrá-lo quando chegar a hora. Além disso, ele vai depender de você para limpar sua caixinha de areia, para abastecer seu pote de comida e para garantir que ele sempre tenha água fresca à sua disposição.

2. Gatos são independentes

É fato que gatos são seres muito independentes, mas não é por isso que eles deixam de ser carinhosos. Gatos adoram carinho e adoram brincar, mas na hora deles. Nem tente chamar a atenção dele com um brinquedinho qualquer no momento em que ele estiver na melhor parte de seu soninho diário, porque ele provavelmente vai levantar a cabeça para você, olhá-lo como se tivesse algum problema muito sério e voltar a dormir. Não se preocupe: quando ele quiser atenção e carinho, ele irá até você.

3. Gatos são exigentes

E são mesmo! Se a caixinha de areia dele estiver suja, você provavelmente será alertado com um miado bem alto. E se o pote de ração estiver vazio, você provavelmente ganhará algumas mordidinhas de alerta nos pés. Gatos podem ser extremamente persuasivos quando querem, acredite.

4. Gatos são dorminhocos

Um gato adulto pode dormir até 16 horas por dia, então não se surpreenda caso não o veja andando por aí pela casa até que seja bem tarde da noite. A noite é, à propósito, a melhor parte do dia deles, pois é quando estão mais alertas, prontos para caçar intrusos (então não se surpreenda se encontrar uma barata morta na sala no dia seguinte).

5. Gatos são atletas

Acrobatas, equilibristas e exímios praticantes do Le Parkour. Não se surpreenda caso chegue em casa e encontre seu gato confortavelmente deitado na parte mais alta da estante da sala ou do armário da cozinha. E não tente entender como eles foram parar lá (eu tenho uma teoria de que eles voam).

6. Gatos são extremamente cuidadosos com sua higiene

Se o seu gato for castrado, você dificilmente terá que lidar com problemas como ele ter feito suas necessidades em um local inadequado. Se a caixinha de areia dele estiver disponível, de fácil acesso e limpa, ele sempre se dirigirá à ela e fará questão de cobrir tudo com a areia depois. No entanto, se o gato estiver no cio, é muito comum ele urinar pela casa para demarcar seu território.

Além disso, gatos se lambem constantemente. Se você o pegar no colo, por exemplo, é bem provável que ele vá se lamber completamente depois. O ato de se lamber os mantêm limpos e refrescam o corpo.

Apesar deles se responsabilizarem por sua própria limpeza, é legal escová-los rotineiramente, para ajudar a remover a pelagem morta e evitar que eles engulam muito pêlo ao se lamber, bem como banhá-los de vez em quando com água e shampoo próprio para gatos. Só tome cuidado na hora do banho para não sofrer com arranhões, pois gatos podem não gostar muito de água.

7. Gatos possuem algum tipo de relação ancestral e poderosa com as caixas de papelão

É realmente impressionante. Experimente deixar uma caixa de papelão qualquer jogada no chão e você verá como ele irá adotá-la em menos de um minuto. Aliás, você pode até comprar brinquedos caros e casinhas acolchoadas para o seu gatinho, mas ele provavelmente vai preferir a caixa de papelão.

8. Depois de adotar 1, você provavelmente vai querer 2 (e mais rápido do que imagina)

Não se surpreenda caso se apaixone completamente pelo seu gatinho e queira levar outros 3 para casa. Gatos são únicos e se apaixonar por eles é muito fácil.

8 coisas que você precisa saber antes de adotar um gatinho

Sempre que eu publico uma foto da minha gatinha na redes sociais, chovem perguntas sobre ela. O nome dela é Fofinha (bem sugestivo, não acham?), ela tem aproximadamente 3 anos de idade e nós a resgatamos da rua. Na verdade, a mãe teve a ninhada em um terreno baldio ao lado do serviço do meu pai e ele os encontrou. Ele a trouxe para casa para que a gente pudesse cuidar e ela foi ficando, ficando, ficando… hehe

E por hoje é isso, pessoal! Espero que tenham gostado! Quem aí tem um gatinho em casa? Conta pra gente como é! 🙂

Leia mais sobre pets.

Tags: | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Amo os gatinhos, pena que não posso adotar um porque moro em apartamento, e acho que ele iria sofrer preso!

  2. Que amorzinho esse post. Nunca tive gato e aqui em casa a preferência sempre foi por cães (temos 2), mas sempre cogitei ter gato pq simplesmente amo.
    Ainda penso em ter e já sei até os nomes kkkk

    Uma curiosidade sobre os alérgicos a pelos de gato: Muita gente fala que não tem gato pq tem alergia ao pelo deles e, na verdade, a alergia que se tem é da saliva deles, sabia disso?
    Como eles se lambem, a saliva fica nos pelos e, consequentemente, bactérias ficam no próprio gato no recinto onde eles passeiam, daí começa a desencadear as alergias. Porém, o pelo em si não causa alergia.
    Uma dica legal é acostumar o gato com banhos desde filhotes para eles não serem ariscos demais quando verem água.
    Existe vídeos no youtube ensinando como fazer antes de dar banho.
    Uma fofura no nível máximo rs