As cores podem acalmar, despertar a fome, mudar o nosso humor… Por isso é muito importante ter cautela na hora de definir a paleta de cores com as quais iremos decorar a nossa casa. Desde o início, é importante entender exatamente o que esperamos de cada cômodo. Para isso, existem técnicas que você pode utilizar na hora de decorar, afinal, as cores são muitas e dentro de cada uma delas há outra infinidade de matizes diferentes capazes de nos influenciar, despertar sentimentos e emoções.
É claro que a cor não existe sem a luz. A cor que enxergamos nada mais é do que o resultado da luz que incide sobre o corpo, da luz que esse corpo é capaz de absorver e refletir. Um objeto, por exemplo, é preto quando absorve todas as cores e branco quando as reflete. E cada uma dessas cores serve a um propósito dentro da nossa mente. O amarelo, por exemplo, é a cor que estimula a criatividade e a fome. Perfeito para ser aplicado em locais como o escritório e a cozinha. Já o azul é a cor da tranquilidade, da calma e da sabedoria. Uma ótima opção para a decoração de quartos, por exemplo.
Hoje você vai conhecer o significado das cores na decoração e como escolher a cor certa para decorar cada cômodo da sua casa.
Amarelo
É a cor do sol, da luz e da alegria; gera calor e vida. Em casa, pode ser aplicada em áreas que exigem concentração, como escritórios e locais de estudo, pois estimula a atividade mental e a criatividade. O amarelo também pode ser aplicado em ambientes como bares e restaurantes por se tratar de uma cor que estimula o apetite. Sobre fundo preto ganha forma e vibração, mas é pouco visível quando aplicada sobre fundo branco. Deve ser sempre usada em conjunto com uma boa iluminação.
Azul
O azul é a mais escura das três cores primárias, por isso tem analogia com o preto. É uma cor fria que transmite a sensação de calma, tranquilidade, sabedoria e liberdade. Nos transmite a ideia de imensidão por lembrar a água. É a cor ideal para quartos, banheiros, salas de estar ou mesmo escritórios, por acalmar a mente, contribuir para o equilíbrio emocional e para a busca de inspiração.
Verde
A cor verde nos lembra natureza e está associada ao combate do estresse, proporcionando descanso e tranquilidade. É uma cor indicada para a saúde e bem estar das pessoas, muito utilizada em consultórios, hospitais e laboratórios, além de transmitir também uma sensação de esperança e satisfação. Ótima para ser usada em ambientes como escritórios, quartos e até banheiros.
Leia também: 7 plantas para cultivar dentro de casa
Laranja
É de todas as cores a mais dinâmica por reunir a luminosidade do amarelo e o vigor do vermelho. Ótima para estimular a criatividade e a comunicação, por isso pode ser usada em ambientes sociais como a sala de jantar, sala de visitas e a cozinha. É bastante utilizada em restaurantes e lanchonetes também.
Vermelho
Essa cor transmite uma sensação de energia e sensualidade. Em ambientes como cozinha ou sala, estimula o apetite e a comunicação. No quarto, pode criar um ambiente íntimo e envolvente para casais.
Marrom
O marrom os transmite a ideia de terra. Essa cor lembra madeira e sugere um aspecto mais rústico da decoração. É capaz de transmitir sensação de solidez, calma e segurança.
Roxo
Significa prosperidade, nobreza e respeito. No entanto, deve ser utilizada com cuidado, pois em excesso transmite sensação de tristeza.
Leia também: Qual tinta usar? Como escolher a tinta certa para pintar a casa.
Rosa
Costuma ser utilizada com grande frequência em quartos femininos. É o tom do amor, da ternura e do romance.
Branco
É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente, e está associada a coisas boas, puras e positivas. É capaz de aumentar a percepção do espaço em ambientes pequenos. Também nos passa uma sensação de limpeza quando recebe luz intensa e direta. Mas deve sempre ser combinada com outras cores, pois sozinha pode transmitir uma sensação de frieza e vazio.
Preto
O preto não é cor, já que seu aparecimento resulta da privação ou ausência de luz. Simboliza a sofisticação e o poder, mas deve ser utilizada com moderação e combinada com outras cores, pois pode provocar sensações de tristeza, escuridão, depressão e angústia. Geralmente, é usada para formar um contraste com o branco em ambientes residenciais.
Lembre-se também de que é preciso ter equilíbrio, saber unir as cores de forma harmônica. O excesso é prejudicial sempre e, no caso das cores na decoração, pode acabar causando um efeito indesejado.
Círculo Cromático
O círculo cromático ou roda das cores foi criado por Isaac Newton e nos ajuda a combinar e harmonizar as cores na decoração. Para saber como usar o círculo cromático, clique aqui.
Leia mais sobre decoração.
OI Inara!!
Não tinha ideia desses efeitos das cores no nosso dia a dia! Amei o post parabéns!
Dos projetos acima o azul foi o que mais me identifiquei, ficou bem legal!
Beijos
Meu Palácio de 64m²
Adoro quando um cômodo da casa é colorido, saindo da mesmice branco/gelo/bege hahah
Aqui em casa, no quarto dos meus pais, 3 paredes são na cor azul claro e uma parede em azul mais escuro.
Sei que é beeem clichê, mas acho tão lindinho haha
gosto mais dos tons de rosa e de lilás, são minhas cores favoritas e queria muito poder pintar as paredes do meu quarto, mas como não posso pq não é minha casa mesmo aponto em pequenos objetos de decoração que tenham esses tons
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/